LAMPREIA À BORDALESA


Ingredientes:

1 lampreia
1 copo de vinho maduro tinto
5 dentes de alho picado
2 folhas de louro
1 cálice de vinho do porto
pimenta preta ou mistura
1 cebola grande
vinagre qb
sal qb
salsa
azeite qb.

Preparação:

Depois de limpa e esfolada (já a comprei assim), colocam-se todos os ingredientes (menos o vinagre e a salsa) no recipiente onde colocar a lampreia.
Deixe a marinar de um dia para o outro.
No dia seguinte pique a cebola para um tacho, junte o azeite e deixe alourar muito lentamente.
Junte um pouco de marinada, um raminho de salsa e tape a panela.
Deixe levantar fervura, junte a lampreia e o resto da marinada. Tape a panela e deixe estufar lentamente.
Ao fim de 15 minutos, tire a lampreia, corte às postas, passe o molho pela varinha e volte a colocá-la no tacho.
Verifique os temperos e se achar que o molho está adocicado, junte uma ou 2 colheres de vinagre (aqui fica a gosto....eu juntei).
Sempre no mínimo acaba de estufar e se o molho estiver muito grosso pode juntar um pouco de água.
Na hora de servir, coloque na travessa as torradas, coloque a lampreia e regue com o molho.
Sirva com  arroz branco.

Nota: foi a primeira vez que cozinhei lampreia e ficou muito boa.




9 comentários:

Labirinto de Emoções disse...

Olá Canduxa
Eu sou uma "maluquinha" por culinaria, adoro cozinhar e por acaso o livro de reclamações ainda está em branco..:-))) andei a passear por este blogue e me deu uma fome danada...ahahah
Fica já sabendo que vou "roubar" receitas...
Beijinho grande
Teresa

Mariazita disse...

Duxinha querida
Nem vou ler... :(((
DETESTO lampreia!
Com certeza não te lembras, mas nos bons tempos em que íamos aí comer o arroz de lampreia, (lá no Isa) que o Eurico adorava, eu comia sempre outra coisa.
Mas... estou a brincar, fizeste bem em publicar a receita, pois acredito que poucas pessoas saberão fazer esse prato.

Acabei de deixar o teu endereço (este, das receitas) no blog duma amiga minha, que é quase tua conterrânea - mora em Gaia - e também é de culinária.
Aqui deixo-te o endereço dela. Agora vocês duas entendam-se :)))

Beijinhos, muitos, muitos, da tua
Manita

http://apanificadoraribeiro.blogspot.pt/

M. disse...

Cândida, mas que rico prato!!! Nunca provei lampreia, confesso!
A nossa querida Mariazita já nos pôs em contacto!
Para qualquer coisa, estou perto da câmara de Gaia ;)
Beijinhos e parabéns pelo blogue!

Duarte disse...

Menina, isto tem mesmo bom aspecto. Ainda que não seja um dos meus pratos preferidos. Claro que feito por ti!...
Beijinhos, querida amiga

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Nunca comi lampreia, por isso é impossível dizer se gosto ou não. Quem sabe um dia? Portanto, guardo a receita. Bom domingo, Canduxa.
Um beijo!

Pérola disse...

Ora aqui está algo que nunca provei.

Será que ando a perder muito?

Tenho de experimentar o quanto antes.

Beijinhos

chica disse...

Que bom conhecer pratos novos! Deve ser muito bom! beijos,tudo de bom,chica

silvioafonso disse...

.

Vim conhecer seu blog
e atiçar a minha gulodice,
mas não resistindo terminei
seguindo o seu blog. Pronto,
agora sou seu amigo.

Beijos,




.

Lilá(s) disse...

Hoje venho desejar um Natal brilhante de alegria, iluminado de amor, cheio de harmonia e completo de Paz
Beijinhos
ೋღღೋ FELIZ NATAL ೋღღೋ