BOLO DE LARANJA C/ CHANTILLY


Ingredientes

6 ovos
360gr açúcar
240gr farinha
2 laranjas
chocolate em barra

Para o chantilly:
1 p de natas
2 c.de sopa de açúcar


Preparação
 
Comece por preparar o  chantilly, batendo as natas geladas até ficarem com consistência de creme. Adicione o açúcar pouco a pouco até engrossar.
Guarde no frigorífico.
Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa fofa e esbranquiçada.
Adicione a raspa e sumo de 1 laranja.
Bata as claras em castelo (com uma areia de sal) e misture ao creme obtido, alternadas com a farinha. Envolva suavemente, sem bater.
Leve ao forno, pré aquecido, à temperatura de 180º num tabuleiro ou forma redonda, untada com margarina, até cozer.
O tempo de cozedura varia com a forma que utilizar….num tabuleiro coze mais rapidamente.
Retire do forno e regue, enquanto quente, com o sumo da outra laranja.
Deixe arrefecer e cubra com o chantilly. Enfeite com raspa de chocolate ou morangos.



nota: este bolo muito fácil de preparar é delicioso mesmo sem qualquer cobertura.
Se preferir sem chantilly, regue com sumo de 2 laranjas para ficar mais húmido.

27 comentários:

Luisa disse...

Não sou grande apreciadora de doces, contudo de chocolate e chantilly, até os meus olhos se riem.

Beijinho Canduxa

alegria de viver disse...

Querida amiga

Bolo lindo, minha cobertura preferida chantilly e chocolate.
É lindo esse dom da cozinha.

Com muito carinho BJS.

Andradarte disse...

Não é difícil de fazer, não senhor...
(Bem aparecida)
Beijo

Zé do Cão disse...

O pequeno almoço, acompanhado com um bolo destes, acho que demoraria 2 horas.
Consolava-me


cumprimentos

rosa-branca disse...

Hiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!... agora ia uma fatia com um cházinho de lucia lima. Vou levar amiga. Beijo meu

Brancamar disse...

Uhm! Que delícia!

Beijinhos para a Canduxa,que sempre nos faz crescer água na boca.
Branca

Anónimo disse...

Olá!!! Adorei seu blog! Você deveria cadastrá-lo na lista dos melhores blogs culinários da internet. Envie seu blog para a lista pelo seguinte endereço: www.soreceitas.com/enviar-blog

. intemporal . disse...

.

. canduxa,,, posso babar.me? :) não parece mal, pois não? .

.

. um beijo sempre amigo .

.

. paulo .

.

Alexandre Júlio disse...

Ói que doçuras, hummmmmm!

Gostei imenso da doçura teu cantinho.
Parabéns, por partilhá-las connosco, e pela clareza das tuas palavras, e pela pertinência das tuas doçuras.
Pena tenho eu de não ter tempo para dedicar assim ás minhas abelhinhas.

As minhas Abelhinhas levam-te até ao belo Passeio de 16 de Maio, pelo nosso Alentejo.

Bjs do Alentejo.

AC disse...

Que aspecto delicioso!
Agora, com as férias à porta, é hora de experimentar.

Bjs

Andradarte disse...

Por onde anda???não há por aí
uma receita fácil, do género 'bolo
dos copos' ???
Beijo

poetaeusou . . . disse...

*
ah . . .
chantilly
a espuma do mar, adoro !
,
conchinha espumantes,
deixo,
,
*

BRANCAMAR disse...

É uma tentação passar por aqui.
Chocolate e chantily é algo que quase toda a gente gosta, eu adoro.
Depois dos 50 comecei a evitar fazer bolos, já ninguém os quer comer cá em casa (três adultos a precisarem de ter juízo alimentar) por causa das calorias, mas de vez em quando não resisto.

Adorei o aspecto de tudo, qualquer dia venho cá roubar uma receitinha.
Beijinhos
Branca

Ana disse...

Olá!!! Amei seu blog! Já coloquei ele na lista de meus blogs de comidas prediletos (www.comidastipicas.org/blogs-de-comidas).
Estou lançando um site de receitas de comidas típicas, você poderia colocar um link para meu site em seu blog? Meu site é: www.comidastipicas.org
Agradeço pelo link!!!
Beijos e boa semana!!!

Fátima disse...

Que delícia deve ser esse bolo, mas confesso que vou preferir sem o chantilly e com caldinha de laranja.

Beijinho.

. intemporal . disse...

.

. e re.volto de água na boca! .

. :) .

. uma boa semana, canduxa .

.

. e um beijo sempre amigo .

.

. paulo .

.

Fernanda disse...

Querida Canduxa!

Esse bolo é mesmo irresistível!
Levo a receita, mesmo estando em regime :))))

Suponho que estarás de férias...
que sejam as melhores de sempre.

Beijinhos

Tati disse...

Parabéns! Seu blog é show!
Amei tudo que vi e li!!
DEus te abenmçoe!
Bjs!
PS. Vem me fazer uma visita e comente o que achou do meu Blog:
http://receitasdatatialves.blogspot.com/

Manuel Luis disse...

E para me sentir mais calmo, entrei e comi uma fatia.
Espero e desejo que estejas de boa saúde.
Beijo de saudade.

*_IRINA_* disse...

Tem um excelente aspecto.

Beijinhos

Luisa disse...

Canduxa
Espero que a sua ausência, seja motivada pelas férias.

Um Abraço

Licas disse...

Olá Amiga
Venho deixar-te o meu olá e aceita o convite que está no meu cantinho.

Ele acompanhará certamente muito bem este bolo magnífico de chocolate.
Um abração
Licas

orvalho do ceu disse...

CONVITE VIP
Olá, querida
Passa hoje em meu Blog... dia 01/10... e não teremos hora para acabar a festividade...
Oferecei um coquetel de 7 botões de rosa orvalhada...
Não falte, vai me fazer MUITO feliz e desejo fazer-lhe também.
Abraços fraternais

http://espiritual-idade.blogspot.com/

Por toda minha Vida disse...

Canduxa.

Cheguei aqui e vejo este bolo maravilhoso, tenho problemas com o chantilly o calor no nordeste do Brasil o faz derreter, mas posso deixar na geladeira e ao servir colocar sobre o bolo.

Irei te seguir.
http://renatagomesdefarias.blogspot.com
Renata

Wservir disse...

Olá,

estou a procurar blogs que queiram trocar links com o meu: http://entradas-receitas.blogspot.com

Podes ver aqui as vantagens da troca de links:
http://helpblogwservir.blogspot.com/2010/10/como-aumentar-as-visitas-do-seu-blog.html

Aguardo a tua resposta: entradasepetiscos@gmail.com

Atentamente,
Octávio

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Essa deu pra encher de água a boca...
Hum!!! Delicia pura...
Estou fazendo uma semana de reflexões com textos sobre o silêncio, acompanha,tá?
Saudações com votos de paz e alegria no Domingo.
Bjs

Manuel Luis disse...

Fim de mais um ano. A memória vê-se disposta a fazer um balanço de tudo o que houve durante este período. Para uns passa bem rapidamente, para outros parece uma eternidade.
Agradeço já de antemão a todos os que me enviaram sempre palavras de apoio, incentiva, de alegria, de paz.
A escolha do coração é pelejar por um mundo melhor, por momentos melhores e por uma convivência mais pacífica, em que todos se sintam bem e respeitados. Essa é a minha escolha e agradeço aos que escolhem viver deste modo também.
Tenho as minhas falhas e sei que seria sem graça ser uma pessoa perfeita. Hoje, só valorizo tremendamente esta escolha, porque sei o quanto é ruim uma convivência desarmónica, sem respeito, sem alegria. Aprendemos muito com os nossos problemas e imperfeições.
Desejo a todos saúde, amor, dinheiro e tempo para gasta-lo. Um abraço!